ALAGOAS – Curso de Inteligência de Dados Revoluciona Capacitação de Policiais em Maceió para Combater Crime com Tecnologia Avançada



A Secretaria de Estado da Segurança Pública está intensificando seus esforços no combate à criminalidade por meio de uma nova capacitação destinada a policiais civis e militares. O curso de inteligência de dados aplicado à segurança pública visa aprimorar o uso de metodologias e ferramentas de Business Intelligence (BI), aumentando assim a eficiência nas operações de prevenção e repressão de crimes.

Com um total de 40 profissionais participando, a capacitação está dividida em duas etapas. A primeira foi realizada online no início de maio, e a segunda está acontecendo presencialmente na Escola Superior da Polícia Civil, em Maceió, entre os dias 19 e 23 de maio.

O objetivo do curso é capacitar os policiais na análise e interpretação de dados por meio da integração de sistemas como o Central de Atendimento e Despacho (Cad), Pentaho, ArcGIS, SIESP e PowerBI. Esses conhecimentos permitirão a criação de dashboards e relatórios analíticos, promovendo ações estratégicas mais eficazes.

A programação do curso inclui disciplinas como Mapeamento Criminal, Análise de Ameaças, Riscos e Vulnerabilidade, Tecnologia Aplicada à Segurança Pública e Introdução ao BI. A coordenação do curso está a cargo do tenente-coronel Iraque Agnnes e da sargento Meijores Tenório, com a supervisão do major Joyce Bezerra.

Ao final do curso, será realizada uma oficina prática como atividade avaliativa, onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A iniciativa visa fomentar uma cultura de gestão de análise criminal nas polícias, garantindo que as ações sejam baseadas em métodos científicos e elevem o padrão técnico e documental. Isso permitirá a antecipação de padrões criminais e um melhor planejamento das ações contra a violência, com o objetivo de oferecer mais segurança à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo