Entre os participantes estavam duas enfermeiras da Central Arapiraca e uma técnica de enfermagem da Central Maceió, sendo a primeira vez que o curso contou com a presença de profissionais mulheres. Durante a semana de formação, foram abordados temas como manutenção das motolâncias, legislação de trânsito, direção defensiva, pilotagem, treinamento em pista, tipos de curvas, segurança no local de acidente, dentre outros.
Os motossocorristas também aprenderam a realizar manobras específicas, como equilíbrio e frenagem de emergência, além de condutas defensivas para evitar acidentes no trânsito. A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da formação para ampliar o atendimento qualificado à população alagoana, ressaltando que esses profissionais garantem agilidade nos locais de difícil acesso e acidentes de trânsito, reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos.
Entre os concluintes do curso, a enfermeira Monallyza Ferreira de Lacerda destacou a honra de fazer parte da primeira turma de mulheres motossocorristas, ressaltando os dias de aprendizado e agradecendo à equipe responsável pela formação. Daiana Higino, enfermeira da Central Arapiraca, e Karol Soares, técnica de enfermagem, também expressaram satisfação com o treinamento e aprimoramento de habilidades para atender melhor a população.
O curso de formação de motossocorristas do Serviço de Motolância do Samu em Alagoas visa garantir um atendimento qualificado e ágil à população, capacitando novos profissionais para atuarem em situações de emergência e garantindo a segurança e eficácia nos atendimentos.