ALAGOAS – Curso da Uncisal Capacita Enfermeiros de Alagoas para Reduzir Mortes Materno-Infantis com Foco na Atenção Primária

Enfermeiros de Alagoas estão recebendo uma capacitação essencial em atenção neonatal, promovida pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A iniciativa, que ocorre entre os dias 29 e 31 de maio, busca qualificar profissionais da atenção básica para reforçar a saúde primária no estado e diminuir a morbimortalidade materno-infantil.

O curso AIDPI NEO AL – Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância, é fruto de uma parceria entre a Uncisal, a Secretaria da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ele acontece desde janeiro de 2024 e seguirá até agosto de 2025, capacitando mensalmente 40 enfermeiros de diversos municípios alagoanos.

Visando melhorar a qualidade do cuidado neonatal, a formação adota uma metodologia adaptada à realidade local, baseada na estratégia AIDPI, que foca na atenção integral, resolutiva e acolhedora. Maria Rosa, professora da Uncisal e tutora do Ministério da Saúde, destacou a importância dessa abordagem, que permite uma aprendizagem significativa e participativa, focada na discussão de casos clínicos contextualizados com o perfil epidemiológico do estado.

O protagonismo da enfermagem na condução do curso é um ponto de orgulho para Maria Rosa. Ela destacou a satisfação de coordenar uma formação voltada especificamente para enfermeiros, citando a colaboração de professoras e monitoras da Uncisal e da Maternidade Escola Santa Mônica.

Além disso, como recurso complementar, os participantes têm acesso ao e-book gratuito “Cuidados na Assistência Materno-Infantil: Do planejamento reprodutivo ao lactente”, disponível na plataforma COFENPLAY. Essa formação é uma importante estratégia para fortalecer o atendimento em saúde neonatal em Alagoas, promovendo um impacto positivo significativo na qualidade de vida da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo