ALAGOAS – “Cultura promove Conferência Intermunicipal na Região Serrana dos Quilombos com eleição de delegados”

No dia 31 de outubro de 2023, a Secretaria de Cultura promoveu a Conferência Intermunicipal de Cultura na Região Serrana dos Quilombos, sediada em União dos Palmares. O evento contou com a participação de representantes culturais dos municípios de Ibateguara, Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje, Major Izidoro, Atalaia, Branquinha, Cajueiro e Capela, totalizando 108 participantes.

A conferência proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre as demandas e potencialidades culturais da região. Durante o evento, os participantes puderam discutir os eixos temáticos da Conferência Nacional de Cultura, que abrangem temas como institucionalização, democratização do acesso à cultura, identidade patrimônio e memória, diversidade cultural, economia criativa e direito às artes e às linguagens digitais.

Um dos pontos altos da conferência foi a eleição de seis delegados que representarão a região em conferências de âmbito estadual e nacional. Essa representação é fundamental para garantir que as demandas culturais específicas da Região Serrana dos Quilombos sejam consideradas em instâncias mais abrangentes.

As deliberações e propostas estabelecidas ao longo do evento serão compiladas em um documento que servirá como base para a formulação de políticas e ações destinadas à preservação e promoção da cultura local. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância da conferência para ampliar horizontes e fortalecer as bases da cultura local.

Após a realização da conferência em União dos Palmares, o próximo passo é a V Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Maceió. A superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, destacou que esse será mais um momento de reunir fazedores de cultura para compartilhar ideias e estratégias de preservação e valorização da diversidade cultural do estado e do país.

Confira a lista de delegados escolhidos para representar a região:

SOCIEDADE CIVIL
– Sônia Maria Aranha Góis
– Maria das Dores de Oliveira Cavalcante
– Luana Tavares da Silva

SUPLENTES:
– Paulo Trindade do Nascimento
– Paulo Cesar Sabino dos Santos
– Jesse Batista Junior

ÁREA GOVERNAMENTAL
– Michele Maria da Silva Santos
– Iranildo Otacílio Caetano
– José Jonathas da Silva

SUPLENTES:
– José Amauri Clemente
– Maria Karollyne Acidi dos Santos
– Marcos Antônio Leite Pimentel

A Conferência Intermunicipal de Cultura representa uma iniciativa fundamental para fortalecer a cultura local e garantir sua preservação e promoção. É através de espaços como esse que as diversidades culturais se conectam e constroem um futuro que respeite e celebre as tradições locais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo