O apoio conjunto das secretarias de Estado de Comunicação (Secom), da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) reflete a agenda transversal adotada pela gestão Paulo Dantas. Esse apoio garantiu a execução e divulgação das ações estratégicas do evento, bem como a disponibilização de espaços físicos para servir de alojamento aos participantes do movimento afrodescendente de cidades alagoanas e de outros estados.
Além disso, o Governo de Alagoas tem se dedicado a ações inclusivas voltadas à valorização dos quilombolas e dos povos indígenas, e à assistência aos vulneráveis. Segundo o vice-governador, as ações do governo visam o respeito e inclusão dos povos negros, originários e minorias.
O Vamos Subir a Serra é reconhecido como o maior projeto afrocultural do Norte-Nordeste e é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos – Anajô. O evento conta com nove dias de atividades, sendo realizado na Praça Multieventos, na Pajuçara, e na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O objetivo do evento é celebrar e homenagear Zumbi dos Palmares e os ancestrais palmarinos.
Além do vice-governador, o evento contou com a presença da secretária da Semudh, Maria Silva, e de personalidades políticas locais, representatividades da cultura afro e professores universitários. É importante ressaltar que o Governo de Alagoas, através de suas secretarias, está comprometido em valorizar as raízes culturais e históricas do estado, contribuindo para a promoção e o reconhecimento da cultura afro-brasileira.