Crianças Exploradoras Iniciam Atividades na Sede do IMA em Alagoas
No dia 24 de julho de 2024, foi dada a largada para a terceira edição do projeto Botânico Mirim, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL). O projeto visa aproximar crianças do mundo da botânica e da sustentabilidade, com atividades educacionais e recreativas planejadas meticulosamente para estimular o interesse e a conscientização ambiental.
O início das atividades contou com a presença de dois grupos de crianças, um no período da manhã e outro na tarde, que foram calorosamente recebidos pelos responsáveis do herbário. O entusiasmo era palpável enquanto os pequenos se aventuravam pelos corredores do instituto, desvendando os segredos do universo botânico.
A programação foi minuciosamente organizada para proporcionar uma experiência rica e educativa. As crianças visitaram diferentes setores do IMA-AL, aprendendo sobre técnicas essenciais para a preservação de espécies botânicas, como a secagem de plantas no herbário e a conservação de frutos e sementes no carpoteca, além de temas como biomas alagoanos e nomenclatura científica.
Sustentabilidade também foi um tópico de destaque. Com a Gerência de Educação Ambiental (Gedam), os participantes aprenderam a produzir sabão ecológico, uma atividade prática que trouxe reflexões sobre o impacto do descarte inadequado de óleo de cozinha. Mirella Cavalcante, consultora ambiental do IMA, ressaltou a importância de ensinar alternativas sustentáveis para o manuseio do óleo usado. "Eles entenderam que o óleo de cozinha não pode ser descartado de qualquer forma, mas também aprenderam que há soluções viáveis, como a produção do sabão ecológico, que podem ser aplicadas em casa ou em projetos escolares", explicou.
As atividades foram diversificadas e abordaram desde a diferença entre animais domésticos e silvestres até a conscientização sobre o tráfico de fauna, discutidos em uma palestra com a Gerência de Fauna e Flora (Gerff). As crianças também foram apresentadas às questões das mudanças climáticas pela Gerência de Mudanças Climáticas (Gecilm), aprendendo sobre a relação entre maus hábitos ambientais e o aquecimento global.
Para a coordenadora do Botânico Mirim, Helena Nascimento, a participação ativa das crianças foi um dos pontos altos do dia. "Eles estavam profundamente engajados, fazendo perguntas e comentando sobre o que aprendiam. Era evidente que eles queriam compartilhar suas experiências, opinar e lembrar de eventos que viram em casa, fosse um animal ou uma ação relacionada à educação ambiental e mudanças climáticas. Estavam muito entusiasmados, especialmente por ser o primeiro dia", relatou.
A primeira jornada do projeto Botânico Mirim foi um sucesso, deixando um sabor de descoberta e aprendizado que certamente continuará a florescer nas próximas atividades. As crianças, agora botânicos mirins, levarão consigo não somente conhecimentos novos, mas também a responsabilidade e a paixão pela preservação do meio ambiente.
*Estagiária sob supervisão.