A visita teve início com o tradicional hasteamento do Pavilhão Nacional e uma palestra ministrada pelo tenente Rodrigues sobre a simbologia das cores da Bandeira Brasileira. Em seguida, as crianças participaram de seis oficinas lúdicas promovidas pelos próprios militares, que incluíram a oportunidade de conhecer as viaturas utilizadas pelo BEPesc durante o serviço diário e uma atividade de contação de histórias. Os alunos também puderam deixar mensagens de carinho com pinturas em um mural que ficará no batalhão.
Além das atividades educativas, a ação contou com a distribuição de algodão doce e lanches para os pequenos, além de uma equipe fantasiada que animou os participantes. O comandante da unidade, tenente-coronel Eliezer, coordenou a ação, que contou com a colaboração de oficiais e praças da unidade.
O projeto Conhecendo o BEPesc busca proporcionar uma experiência educativa para os alunos, promovendo o conhecimento sobre o trabalho do Batalhão Escolar, assim como valores cívicos e interações positivas com o Núcleo de Articulação Comunitária Escolar, a fim de aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar.
Essa iniciativa é de extrema importância, pois permite que as crianças tenham contato direto com a polícia de forma positiva, estabelecendo uma relação de confiança e respeito desde cedo. Além disso, a visita ao Batalhão Escolar proporciona um momento de aprendizado sobre cidadania e segurança pública, temas fundamentais para a formação das crianças.
A manhã especial dedicada à visita das crianças à sede do BPEsc demonstra o compromisso da Polícia Militar de Alagoas em contribuir para a educação e integração da comunidade escolar, além de fortalecer os laços de confiança entre a instituição e a população. A iniciativa é um exemplo de como a aproximação entre polícia e comunidade pode ser benéfica para ambas as partes.
