A iniciativa, coordenada pelo major Andrade e realizada em parceria com a empresa de segurança no trabalho ATIVA, destaca-se no cenário nacional pelo pioneirismo na utilização de ferramentas voltadas para a avaliação das condições ergonômicas em uma corporação militar. Os bombeiros, que muitas vezes trabalham sob situações de risco e grande estresse físico e mental, são beneficiados por análises que buscam minimizar o impacto das atividades na saúde física e mental.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) realizada considera diferentes aspectos das funções desempenhadas pelos militares, buscando adaptar equipamentos e protocolos às necessidades dos trabalhadores. Esta análise tem o objetivo de prevenir adoecimentos físicos e mentais, proporcionar maior conforto no ambiente laboral, melhorar o desempenho dos bombeiros e reduzir índices de absenteísmo.
O estudo abrangeu quarteis tanto na capital quanto no interior, com inspeções em equipamentos e ambientes de trabalho, incluindo viaturas e postos de guarda-vidas. Segundo o major Andrade, a AET é uma ferramenta essencial, dada a altíssima demanda física e mental enfrentada durante as operações de resgate e combate a incêndios.
“A ergonomia no trabalho é vital para preservar a saúde e a integridade dos nossos militares”, destacou o major. Ele ainda ressaltou a necessidade de promover ajustes contínuos e implementar novas iniciativas para garantir um ambiente mais seguro e confortável, de modo que os bombeiros possam desempenhar suas tarefas com excelência.
Iniciativas como esta não apenas melhoram a capacidade operacional da corporação, mas também asseguram que a população alagoana seja atendida por profissionais bem preparados e em plena condições. A apresentação completa dos resultados está disponível para visualização no canal do CBMAL no YouTube.
