ALAGOAS – “Coordenadores das Bases Descentralizadas do Samu se reúnem para discutir ações em 2024”

No dia 17 de janeiro de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reuniu os coordenadores das Bases Descentralizadas na Central de Maceió para discutir estratégias de ações para o ano em curso e para aprimorar os serviços de urgência e emergência prestados à população. O encontro, apelidado de Café com Gestão, teve lugar no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu, na capital alagoana.

No evento, a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, apresentou as principais ações que serão implementadas ao longo do ano e ressaltou a importância da integração entre todas as coordenações das Bases Descentralizadas, juntamente com as Centrais do Samu de Maceió e de Arapiraca.

O foco, segundo a gestora, é a integração e a capacitação dos servidores, visando a excelência no atendimento de urgência e emergência à população. “Precisamos estreitar os laços de integração com as Bases Descentralizadas para que possamos salvar mais vidas”, enfatizou. Além disso, ressaltou que está aberta ao diálogo com as coordenações das Bases Descentralizadas para atender suas necessidades e resolver conflitos, se houver.

Representante do Projeto Salva Mais (PSM) do governo de Alagoas, a tenente-coronel e enfermeira Elaine Monteiro afirmou que todos os servidores do Samu e do Corpo de Bombeiros devem visar garantir uma assistência pré-hospitalar qualificada. A inauguração da Central de Regulação (que reunirá o Samu e o Corpo de Bombeiros no mesmo local) está prevista para breve e é uma das etapas do PSM para agilizar os serviços.

Durante o evento, também foram apresentadas as perspectivas de ações, incluindo os cursos que serão oferecidos pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) de Maceió, coordenado pelo médico Luiz Antonio Mansur. Além dos coordenadores das Bases Descentralizadas e da coordenação do Samu, participaram também representantes de entidades como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL), o Sindicato dos Enfermeiros e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

A presidente do Coren-AL, a enfermeira Dannyelly Costa, parabenizou a coordenação do Samu pelo evento e ressaltou a importância da integração entre as entidades representativas para que a prestação do serviço de saúde seja realizada adequadamente. “Capacitação técnica é fundamental. Estamos à disposição das entidades para ser parceiros nessa busca da melhoria dos serviços de saúde”, destacou Dannyelly Costa.

Para a coordenadora da Base Descentralizada do município de Coruripe, a enfermeira Kássia Katiele dos Santos Lins, a realização de encontros como esse é fundamental para a otimização do serviço prestado à sociedade. “Foi um privilégio participar do evento. Um momento muito rico em termos de conteúdo, e o mais importante, nos direciona para realizar um atendimento mais adequado e seguro”, comentou a profissional.

Ao final do evento, houve ainda uma sessão de perguntas e respostas conduzida pelos representantes das entidades e pelos coordenadores do Samu. Este evento foi uma importante oportunidade para definir as metas e ações que serão realizadas pelo Samu ao longo do ano e garante uma melhor prestação de serviços à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo