As propostas devem ser apresentadas na sede da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), situada no bairro do Jaraguá, em Maceió. O edital, publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo não apenas abastecer as escolas com alimentos de qualidade, mas também fortalecer as cooperativas e associações agrícolas de todos os municípios alagoanos.
Adalberon Sá Júnior, secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, destacou a importância dessa chamada pública como parte do compromisso do Governo de Alagoas em apoiar os agricultores familiares. “Essa iniciativa não só reforça o ambiente de competitividade e legitimidade das cooperativas como instrumentos coletivos de produção, mas também mantém recursos dentro do estado. Isso potencializa e dinamiza a economia local”, afirmou.
Nos últimos três anos, o governo tem se comprometido a trabalhar com as cooperativas de agricultura familiar, garantindo que os recursos destinados à merenda escolar fiquem dentro do estado e auxiliem no desenvolvimento econômico das cidades alagoanas. A participação de cooperativas locais tem se mostrado essencial para a manutenção de um mercado interno forte e resiliente, beneficiando diretamente milhares de agricultores familiares no estado.