No mês de abril, foram registradas 91 mortes violentas intencionais (MVI), que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em comparação com o mesmo mês de 2023, quando ocorreram 99 casos, houve uma queda de 8,1%. Em relação a abril de 2014, que registrou o pior índice da série histórica com 219 óbitos, a redução foi de 58,4%.
Os números de MVI registrados em abril deste ano contribuíram para que o quadrimestre também apresentasse resultados positivos, sendo o menos violento desde 2012. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram contabilizadas 374 mortes em Alagoas, o que representa uma redução de 54,2% em relação ao primeiro ano da série histórica. Além disso, houve uma queda de 3,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 386 crimes.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, celebrou a diminuição da criminalidade e destacou que ações conjuntas e o incremento de efetivo contribuíram para o sucesso no combate ao crime. Saraiva ressaltou que a queda no número de mortes violentas é um reflexo do trabalho conjunto das forças de segurança em Alagoas e anunciou a nomeação de 120 novos policiais científicos, que irão reforçar as investigações e o trabalho pericial.
Além disso, o secretário informou que cursos de formação para praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão sendo concluídos, contando com mais de mil agentes. Também mencionou o concurso em andamento para preenchimento de 100 vagas para o cargo de delegado da Polícia Civil. Com essas medidas, Flávio Saraiva assegura que a segurança e tranquilidade da população de Alagoas serão prioridades, promovendo um ambiente pacífico e seguro para todos.