O documento envolveu a participação de quase 100 pesquisadores da região, bem como de diversas instituições, com o objetivo de contribuir com a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e sugerir políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento. Entre os temas abordados estão Energias Renováveis e Biocombustíveis, Recursos Hídricos e Pesquisas Oceânicas, Biomas, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade, Biotecnologia e Produção de Alimentos, Empregabilidade e Fixação de Talentos e Tecnologias Sociais e de Combate à Pobreza.
Desde julho de 2023, o professor Fábio Guedes atua como coordenador técnico da Câmara de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste. De acordo com o gestor, este é um documento histórico que reflete a visão da comunidade científica e acadêmica do Nordeste, contribuindo para as discussões da Conferência Regional de CT&I.
Além disso, o professor João Vicente Lima, da Universidade Federal de Alagoas, participou como pesquisador do documento, juntamente com outros pesquisadores do estado. O lançamento do documento ocorreu em uma reunião realizada no dia 12/03 na sede do consórcio em Brasília e já está disponível para download no site da Fapeal.
Essas recomendações científicas têm o intuito de orientar as ações nas áreas sociais e econômicas do Nordeste, contribuindo para o desenvolvimento da região e para a elaboração de políticas públicas mais eficientes e impactantes.