ALAGOAS – Conselho Estadual do Cooperativismo em Alagoas discute políticas públicas em reunião de planejamento para 2024.

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) realizou, na última quinta-feira (26), a primeira reunião de 2024, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O encontro contou com uma retrospectiva das ações realizadas e debateu as estratégias de consolidação para o segmento cooperativista.

Durante a reunião, a secretária Alice Beltrão, que presidiu o encontro, ressaltou a importância do diálogo para desenvolver políticas públicas eficientes para o segmento cooperativista, além de estratégias de divulgação do setor. Ela destacou que há um planejamento para a consolidação do cooperativismo no Estado, com a realização de rodadas de negócios e eventos em Alagoas, como o Encontro de Cooperativas de Alagoas (Encoopal) e a 2ª Feira Coop. Além disso, ressaltou o apoio na participação de produtos das cooperativas alagoanas em eventos nacionais e internacionais, com o intuito de abrir novos mercados.

O debate também abordou as perspectivas de políticas públicas e incentivos para o cooperativismo no estado, incluindo a contratação de serviços através de cooperativas, regimes tributários especiais que atendam a outros ramos do cooperativismo, além de mentoria de apoio para o surgimento de novas cooperativas e linhas de crédito especiais.

O secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, enfatizou a importância do cooperativismo para Alagoas. Ele ressaltou que o setor é diversificado e gera emprego e renda para milhões de alagoanos, além de ser um modelo de negócio onde a comunidade cresce junto.

O Conecoop conta com a participação de diversas secretarias do Estado, além das entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).

No encontro, foi traçado o planejamento de estratégias de divulgação do setor cooperativista, com o intuito de fortalecer e promover o desenvolvimento das cooperativas em Alagoas. Com essa reunião, o Conecoop visa estreitar as relações entre o Governo do Estado e os empreendimentos solidários, buscando traçar políticas públicas eficientes para a consolidação do setor.

Sair da versão mobile