O treinamento incluiu instruções práticas como patrulhamento rural, abordagem a veículos e edificações, bem como técnicas de Choque Ligeiro e Instrução Tática Individual. Segundo o Major Miguel Vieira, comandante da Copes, a chegada dos novos soldados fortalece as ações operacionais da unidade e beneficia a sociedade como um todo.
Os recém-chegados são provenientes do último Concurso Público e concluíram o Curso de Formação de Praças em maio deste ano. Após um período de estágio em outras Organizações Policiais Militares, eles foram designados para suas respectivas unidades.
O Major ressalta a importância do nivelamento para ambientar os novos militares, garantir a uniformidade da tropa e familiarizá-los com os aspectos específicos da Companhia. Para ele, o incremento no efetivo é fundamental para o fortalecimento das ações operacionais e para a eficiência dos serviços prestados à comunidade.
Durante o treinamento, foram abordados também temas como as peculiaridades da região, técnicas de abordagem e procedimentos operacionais necessários para o desempenho eficaz das atividades da Copes. A chegada dos novos soldados representa um reforço significativo para a unidade, que agora conta com mais agentes para atuar no combate à criminalidade e na proteção da população local.