Durante o período da manhã, a comitiva mineira se encontrou com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, para conhecer a Central Estadual de Regulação de Leitos, um mecanismo chave na administração eficiente dos serviços de saúde do estado. Já à tarde, o grupo visitou os hospitais, onde foram apresentados aos programas “AVC Dá Sinais” e “Bate Coração”, referências nacionais na saúde pública.
Inaugurado em agosto de 2021, o programa “AVC Dá Sinais” foi pioneiro ao integrar a tecnologia de telemedicina para agilizar o diagnóstico de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), contribuindo significativamente para a melhora nos tratamentos dos pacientes acometidos. Por sua vez, o “Bate Coração” iniciado em 2025, tem como missão otimizar os procedimentos de emergência para vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio, garantindo tempos de resposta mais rápidos e tratamentos mais eficazes.
Durante a visita, Igor Monteiro destacou a importância de experiências como essa para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Ele ressaltou o foco na qualificação do atendimento e na humanização dos serviços prestados aos pacientes. “Nos sentimos orgulhosos de compartilhar nosso modelo com Uberlândia, oferecendo subsídios para que construam políticas de saúde tão sólidas quanto as que desenvolvemos em Alagoas”, afirmou Monteiro.
O secretário de Saúde de Uberlândia, Ademilson Lima e Silva, elogiou os avanços de Alagoas no setor. Ele expressou grande satisfação em conhecer os programas, reconhecendo seu impacto nacional positivo e agradecendo a calorosa recepção de Alagoas. A troca de experiências entre os estados se revela, assim, vital para o avanço contínuo das práticas de saúde pública no Brasil.