A iniciativa visa ser um espaço para promover e comercializar os produtos de empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de todo o Nordeste. Além disso, durante o evento será realizado um intercâmbio de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, por meio das Secretarias Executivas da Agricultura Familiar da Seagri e do Cooperativismo da Sedics.
A participação na feira será um momento estratégico para a troca de informações, transferência de tecnologias e aprendizado, uma vez que a presença de todos os estados do Nordeste está confirmada. Além disso, a programação da FENAFES contará com a realização de palestras, seminários e mesas-redondas discutindo temas como desenvolvimento territorial, agroecologia, compras públicas, sustentabilidade e empoderamento.
A Seagri também terá um estande na feira, promovendo os produtos da agricultura familiar, incluindo leite em pó, ovos caipira, pão (de macaxeira, de batata e de inhame), leite de coco, óleo de coco, geleias, mel, frutas e legumes.
Organizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e do Consórcio Nordeste, com a Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), a FENAFES tem o objetivo de fortalecer e valorizar a agricultura familiar e a economia solidária na região nordestina.
Essa participação da comitiva alagoana na feira é uma oportunidade única para trocar experiências, conhecer novas práticas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor agrícola. A expectativa é que o intercâmbio realizado durante a FENAFES resulte em iniciativas e ações que possam ser aplicadas no estado de Alagoas, contribuindo assim para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar local.