A reunião, que contou com a presença de gestores, técnicos estaduais e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), teve como objetivo avaliar o quadro epidemiológico da doença no estado e discutir medidas preventivas e de controle.
Durante o encontro, foi enfatizada a importância da atualização do calendário vacinal, principalmente para os idosos, que compõem o grupo de risco mais vulnerável à doença. O infectologista Renee Oliveira ressaltou a necessidade do cumprimento do calendário vacinal, tanto por parte dos jovens, que podem transmitir a doença aos idosos de forma assintomática, quanto pelos próprios idosos, que têm mais chances de desenvolver casos graves devido a eventuais condições pré-existentes.
Além da vacinação, o comitê destacou a importância de adotar medidas preventivas durante as festas de fim de ano, especialmente por parte da população idosa. Segundo Renee Oliveira, os idosos devem usar máscaras e evitar grandes aglomerações durante as confraternizações, a fim de reduzir os riscos de contaminação.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a atuação do Governo de Alagoas na garantia de assistência às pessoas infectadas pela Covid-19. Ele ressaltou que a população também deve fazer a sua parte, seguindo as orientações de segurança e levando os idosos para serem vacinados preventivamente.
Por fim, o comitê alertou para a necessidade de pessoas com sintomas gripais utilizarem máscaras ao procurar atendimento nos serviços de saúde, e recomendou que os profissionais de saúde utilizem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis.
Atualmente, desde o início da pandemia, Alagoas registrou 341.950 casos da doença, com 7.312 óbitos. Somente este ano, já foram confirmados 4.865 casos e 86 óbitos, sendo 331 casos e cinco óbitos apenas na última semana epidemiológica.
Portanto, a situação da Covid-19 em Alagoas continua demandando atenção e cuidados específicos, especialmente em relação aos grupos mais vulneráveis, como os idosos.