Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela Seades nos anos de 2023 e 2024, além de compartilhar planos ambiciosos para 2025. Entre as iniciativas, destacou-se o compromisso em inaugurar a primeira Escola do SUAS de Alagoas até o primeiro semestre de 2026. “Nosso principal objetivo é acolher e debater a política do SUAS com os antigos e novos gestores. Esse trabalho em conjunto é imprescindível para o fortalecimento da política”, afirmou Born, ressaltando a importância da qualificação contínua dos profissionais do setor.
O encontro também contou com palestras de especialistas, como Maria José Cardoso, superintendente de Transferência de Renda, que elucidou questões sobre o novo sistema do Cadastro Único, enquanto Franciele Silva, gerente de Planejamento e Orçamento, abordou temas relacionados à Prestação de Contas e ao Cofinanciamento Estadual dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Para complementar o evento, Simone Sampaio e Deirise Salgado, gerentes das áreas de Proteção Social Básica e Especial, respectivamente, estiveram presentes para esclarecer dúvidas dos participantes. Esse momento de integração e capacitação reflete o compromisso contínuo das lideranças regionais em promover o desenvolvimento social por meio da colaboração e troca de experiências entre os municípios.