Durante a exibição do filme, a mensagem de que todos enfrentam uma batalha ressoou entre os presentes, mostrando a importância da empatia e da compreensão em relação às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. A assessora especial da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Nathálya Canuto, ressaltou a relevância das ações de sensibilização para informar os servidores sobre a importância do Censo dos Servidores.
O cinedebate foi mediado por Thaynara Pires, membro da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/AL, que destacou a importância de não limitar as pessoas com deficiência, mas sim adaptar o ambiente para garantir sua inclusão efetiva. Paula Ravenala, servidora da Uncisal e pessoa com deficiência, enfatizou a importância de ouvir e incluir de forma concreta as pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.
Além disso, Rosana Lucena, servidora do Ministério Público de Alagoas, e Laura Simões, primeira habilitada no Brasil com Síndrome de Down, compartilharam suas experiências e destacaram a importância de superar as barreiras atitudinais para promover a inclusão social.
O evento faz parte das ações de sensibilização promovidas pela Seplag em preparação para o Censo dos Servidores 2024, que visa mapear o perfil dos servidores públicos estaduais e subsidiar a criação de políticas públicas mais inclusivas e diversificadas. Ao longo do mês de junho, estão previstas outras atividades como palestras, rodas de conversa e debates, com o objetivo de promover a reflexão e o aprendizado sobre temas como raça, gênero, identidade religiosa, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência.