ALAGOAS – Cinedebate promove reflexão sobre inclusão da pessoa com deficiência durante evento do Censo dos Servidores 2024

No último dia 19 de junho, um importante evento foi realizado em Alagoas para abordar a inclusão da pessoa com deficiência, em meio ao mês de sensibilização do Censo dos Servidores. O Cinedebate, que contou com a exibição do filme “Extraordinário” e uma roda de conversa sobre acessibilidade, teve a participação de servidores públicos do estado, incluindo uma servidora da Uncisal.

Durante a exibição do filme, a mensagem de que todos enfrentam uma batalha ressoou entre os presentes, mostrando a importância da empatia e da compreensão em relação às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. A assessora especial da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Nathálya Canuto, ressaltou a relevância das ações de sensibilização para informar os servidores sobre a importância do Censo dos Servidores.

O cinedebate foi mediado por Thaynara Pires, membro da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/AL, que destacou a importância de não limitar as pessoas com deficiência, mas sim adaptar o ambiente para garantir sua inclusão efetiva. Paula Ravenala, servidora da Uncisal e pessoa com deficiência, enfatizou a importância de ouvir e incluir de forma concreta as pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.

Além disso, Rosana Lucena, servidora do Ministério Público de Alagoas, e Laura Simões, primeira habilitada no Brasil com Síndrome de Down, compartilharam suas experiências e destacaram a importância de superar as barreiras atitudinais para promover a inclusão social.

O evento faz parte das ações de sensibilização promovidas pela Seplag em preparação para o Censo dos Servidores 2024, que visa mapear o perfil dos servidores públicos estaduais e subsidiar a criação de políticas públicas mais inclusivas e diversificadas. Ao longo do mês de junho, estão previstas outras atividades como palestras, rodas de conversa e debates, com o objetivo de promover a reflexão e o aprendizado sobre temas como raça, gênero, identidade religiosa, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo