A subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acolheu o evento em seu auditório, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre os profissionais envolvidos. A abertura contou com a presença da chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva, que abordou as causas e impactos da violência contra a mulher em suas falas. Destacando a urgência de ações articuladas, a coronel enfatizou que “a integração entre o estado e os municípios é vital para oferecer um atendimento de qualidade às vítimas de violência.”
Outro destaque das palestras foi a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, que frisou a importância das denúncias no combate à violência doméstica. “Ainda enfrentamos uma subnotificação preocupante, já que muitas mulheres sentem medo de procurar ajuda. Eventos como este visam romper essas barreiras e mostrar que existe uma rede pronta para apoiar vítimas de forma humanizada”, salientou.
Contribuindo para o pensamento coletivo, as apresentações de Paula Simony, coordenadora da Casa da Mulher Alagoana, e da psicóloga Glauce Kelly, superintendente de Políticas para a Mulher, enriqueceram o debate sobre a importância da comunicação e cooperação entre diversos órgãos. A advogada destacou a relevância de manter as equipes sempre preparadas, enquanto a psicóloga reforçou a necessidade de acolhimento adequado às mulheres que buscam superar o ciclo de violência.
A relevância do evento se refletiu na presença de figuras proeminentes, como a secretária municipal Thaise Barbosa Wanderley, o secretário de Defesa Social, coronel Enio Bolivar, e a juíza Eliane Acioly Machado. Também participaram a capitã Priscila Cavalcante Rodrigues Figueiredo, representando a Patrulha Maria da Penha em Arapiraca, e a advogada Vânia Telix, presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Com iniciativas como essa, Arapiraca dá um importante passo para um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres, reforçando o compromisso com a igualdade de gênero e o bem-estar social.