ALAGOAS – Chuvas e falta de energia afetam abastecimento de água em 9 municípios da Zona da Mata, Casal e Equatorial acionadas

Na manhã desta terça-feira, 07 de maio de 2024, nove municípios da Zona da Mata de Alagoas estão enfrentando problemas no abastecimento de água devido às fortes chuvas, falta de energia e rompimento de uma adutora. A situação tem afetado diretamente a população dessas localidades, que ficaram sem água potável nas últimas horas.

As chuvas intensas provocaram alta turbidez nas águas dos mananciais, o que compromete o processo de tratamento da água. Por conta disso, a captação de água precisou ser suspensa temporariamente em Anadia, Ibateguara (Sistema Severo) e Taquarana. O abastecimento de água também foi comprometido em Maribondo, devido ao sistema Coletivo Anadia-Maribondo.

Equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão monitorando a qualidade da água nessas regiões e aguardam condições técnicas adequadas para retomar a captação de forma segura. Além das chuvas, a falta de energia também tem sido um desafio para o abastecimento de água em Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Ibateguara (Sistema Sumidouro) e Capela, onde os sistemas produtores estão paralisados.

A Casal já acionou a Equatorial, responsável pelo fornecimento de energia, para normalizar a situação o mais rápido possível. Em Colônia Leopoldina, o abastecimento foi interrompido devido ao rompimento de uma adutora, e equipes estão trabalhando na manutenção emergencial. Já em Joaquim Gomes, a captação de água foi prejudicada pelas chuvas e alagamentos, dificultando a identificação da causa da parada.

A Equatorial Alagoas emitiu uma nota de esclarecimento informando que está tomando as medidas necessárias para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nos municípios afetados. A população dessas regiões segue mobilizada em busca de soluções para garantir o acesso à água potável, fundamental para a saúde e bem-estar de todos.

Sair da versão mobile