A situação em Porto de Pedras é especialmente crítica. A Estação de Tratamento de Água (ETA) está paralisada desde as 7h30 de sábado devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Casal já acionou a Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento de energia, e aguarda a normalização do serviço para retomar as atividades na estação.
Nos municípios de Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, as chuvas aumentaram a turbidez dos mananciais, forçando a suspensão temporária da captação de água. Colônia enfrenta essa situação desde as 20h50 de sábado. Em Passo de Camaragibe e Anadia, as operações pararam na manhã deste domingo, enquanto Ibateguara sofre com a paralisação desde a madrugada.
Além disso, Jacuípe, Capela, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe enfrentam problemas decorrentes da obstrução dos conjuntos motobombas por detritos trazidos pelas chuvas. Os equipamentos que enviam água para estas cidades estão temporariamente fora de serviço. Assim que o clima permitir, a equipe da Casal realizará a limpeza necessária para retomar o funcionamento.
A Casal mantém equipes em todas as cidades afetadas, monitorando a qualidade da água e prontas para reativar a captação assim que for seguro. Após o tratamento realizado pela Casal, a água é distribuída pela concessionária Verde Alagoas. A companhia agradece a compreensão dos moradores durante esta complexa situação e continua empenhada em resolver os problemas com agilidade.