ALAGOAS – Chefe de presídio feminino será homenageada com Medalha Silvio Vianna por destaque no serviço público



A policial penal Geórgia Hilário Cavalcante Santos, chefe do Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió, será agraciada com a Medalha Silvio Vianna 2023, honraria concedida pelo Governo de Alagoas a servidores públicos de destaque. Com 17 anos de experiência na área, Geórgia destaca o desafio diário de executar a legislação nos presídios, ressaltando a importância de promover a ressocialização dos detentos.

Geórgia iniciou sua carreira no sistema prisional como agente penitenciária e, ao longo dos anos, ocupou posições de liderança, como a chefia do Núcleo Ressocializador da Capital. Atualmente, ela comanda o Presídio Feminino Santa Luzia, função que exerce há quatro anos. Antes de ingressar no serviço público, a policial penal trabalhou como gerente de loja infantil.

Para a homenageada, o maior desafio da sua profissão é conciliar a execução da Lei de Execução Penal com a rotina tensa dos presídios. Ela destaca a importância de olhar para além da perspectiva legalista e fria do cárcere, enfatizando a necessidade de oferecer assistências educacionais, de saúde e de trabalho, visando resgatar a dignidade dos detentos e promover a reinserção na sociedade, evitando a reincidência.

Geórgia ressalta que, ao longo de sua trajetória, vivenciou diversos sentimentos, como revolta, medo e pena, diante das situações enfrentadas no ambiente prisional. No entanto, ela acredita que para ser um bom profissional é necessário separar esses sentimentos e atuar dentro dos parâmetros estabelecidos em lei. Além disso, a policial penal destaca a importância da honestidade, ética e respeito aos colegas de trabalho.

A Medalha Silvio Vianna, instituída em 2008, faz parte das ações de valorização inseridas no Mês do Servidor e reconhece o mérito de 10 colaboradores ativos do quadro permanente de cargos do Executivo Estadual. Entre os critérios para a escolha dos agraciados estão a superação, a inovação no ambiente de trabalho, a empatia, a diligência, o engajamento e a paixão por servir.

Além de Geórgia Hilário Cavalcante Santos, outros nove servidores foram selecionados para receber a Medalha Silvio Vianna 2023. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no fim de outubro. Entre os agraciados estão profissionais de diferentes áreas, como Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Planejamento, Ipaseal, Fundação de Amparo à Pesquisa, Uncisal e Secretaria da Educação.

A honraria concedida a Geórgia Hilário e aos outros servidores reconhece o trabalho árduo e dedicado desses profissionais no exercício de suas funções, contribuindo para melhorias e avanços nas respectivas áreas de atuação. O Governo de Alagoas valoriza e enaltece os serviços prestados por esses colaboradores, que desempenham um papel fundamental na sociedade. A Medalha Silvio Vianna é um reconhecimento merecido a esses exemplos de comprometimento e excelência no serviço público.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo