Durante a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do rastreamento do câncer de mama, o Cedim reforçou a importância da busca ativa por meio do exame de mamografia. A campanha deste ano foi um sucesso e teve uma grande adesão por parte das mulheres.
A médica ultrassonografista Tatiana Mindêlo explicou que o Centro de Diagnóstico e Imagem também oferece o exame de ultrassonografia para complementar as informações das mulheres que apresentam exames de mamas com laudos inconclusivos, suspeitos ou que foram diagnosticados com câncer. Após a realização da ultrassonografia, se necessário, a paciente realiza a biópsia no próprio Cedim e o estudo patológico é realizado no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), outra unidade de apoio assistencial da Uncisal.
Com os resultados em mãos, a paciente é encaminhada para um mastologista ou oncologista da unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento necessário. A oferta desses serviços de prevenção, diagnóstico e rastreamento através do Sistema Único de Saúde (SUS) é de extrema importância, pois permite que as pacientes tenham acesso rápido aos exames e ao tratamento adequado.
É importante ressaltar que mulheres entre 40 e 69 anos não precisam de encaminhamento médico para realizar a mamografia e podem agendar o exame através do WhatsApp 98833-8578. Basta comparecer ao Cedim com o cartão do SUS e documento de identificação. Já as mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos precisam de solicitação médica para agendar o exame.
O Cedim e a Uncisal estão comprometidos em oferecer serviços de qualidade e acessíveis a todas as mulheres. Através da busca ativa realizada pelo Cedim, as pacientes não precisam mais esperar para realizar os seus exames, o que contribui para um diagnóstico precoce e aumenta as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama.