Alagoas Celebra 40 Anos de Redemocratização em Grande Evento Histórico e Reafirma Protagonismo na Luta por Justiça e Liberdade

Na última sexta-feira, dia 1º de setembro, o auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) foi palco de uma cerimônia marcante em celebração aos 40 anos de redemocratização do Brasil. O evento, que se destacou por ser uma das mais representativas celebrações realizadas fora do Congresso Nacional, reuniu diversas lideranças políticas e sociais que relembraram a importância da luta pela democracia no país.

Entre os presentes, o presidente do Solidariedade em Alagoas, advogado Adeilson Bezerra, destacou a relevância histórica do Estado durante esse período de transição política. “Alagoas teve um papel fundamental durante a redemocratização, com figuras notáveis na política e movimentos sociais ativos. O evento reafirma o protagonismo do nosso estado na busca por justiça, igualdade e liberdade, salientando ainda a importância da memória como uma ferramenta de resistência”, afirmou Bezerra.

A cerimônia também contou com a entrega da Comenda de Ordem do Mérito Constituinte de 1988, em reconhecimento a indivíduos e grupos que contribuíram para a construção da democracia no Brasil. O ato foi idealizado pelo vice-governador e presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, juntamente com o ex-deputado federal Regis Cavalcanti, do Cidadania, reforçando a união entre diferentes segmentos políticos em prol da defesa democrática.

A organização do evento foi responsabilidade de uma comissão plural, composta por 11 partidos políticos, movimentos sociais e instituições acadêmicas, entre os quais se destacou o Solidariedade. A secretária estadual da Mulher do Solidariedade, Danúbia Barbosa, enfatizou a significância do encontro: “Foi um momento histórico que reuniu representantes de várias legendas em um gesto coletivo em defesa da democracia. A relevância dessa iniciativa se intensifica diante dos desafios democráticos que enfrentamos atualmente, reafirmando os compromissos conquistados desde o fim da ditadura militar em 1985”.

Além das lideranças políticas presentes, o evento contou com a participação de entidades como o Comitê da Memória, Verdade e Justiça, o Movimento das Vítimas da Braskem e a UNE, além de universidades, como a UFAL, UNCISAL e CESMAC. Este encontro representa não apenas uma comemoração dos 40 anos de redemocratização, mas um importante marco na busca contínua por justiça e direitos no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo