O evento de transição, realizado nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, simboliza não apenas uma destinação adequada para um animal que serviu à segurança pública, mas também uma ponte entre os setores de segurança e educação. O subcomandante do RPMon, capitão Diogo Buarque, destacou a importância da iniciativa como um exemplo de responsabilidade institucional, sublinhando que o reaproveitamento de recursos traz impactos positivos além do ambiente policial, auxiliando na formação de futuros profissionais.
O ato contou com a presença de membros do RPMon e ilustrou o fortalecimento dos vínculos entre as instituições. Entre os presentes estava o sargento Antônio Macedônio, que compartilhou a coincidência de, um dia, ter sido aluno no mesmo campus que agora se tornará o lar de Jaraguá.
A llegada de Jaraguá ao Ifal representa um marco significativo, segundo a médica veterinária campus, Jana Kelly dos Santos. Ela ressaltou que o cavalo enriquecerá as práticas educativas, facilitando também o manejo do rebanho bovino, em uma parceria com potencial para se expandir em projetos culturais, científicos e de estágio.
A doação foi uma resposta a uma solicitação formal do Departamento de Gestão Agropecuária do Ifal, após uma visita técnica ao regimento, que visou identificar animais inativos ainda aptos a contribuir para a formação profissional e iniciativas de extensão.