A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) colabora com o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal para oferecer assistência aos contribuintes. Em Maceió, o atendimento ocorre na Casa de Direitos situada no Mirante de Jacintinho. Já em Arapiraca, o serviço é disponibilizado na Rua Manoel Marcelino, s/n, no bairro Itapoã. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
Josy Carvalho, interlocutora do PAV de Maceió, destaca a relevância deste apoio, principalmente para aqueles com o CPF pendente de regularização. “Muitos não sabem que precisam declarar o Imposto de Renda. Oferecemos todo o suporte necessário e, se o contribuinte não pode pagar por ajuda contábil, encaminhamos para um núcleo de apoio fiscal”, explica Carvalho.
O PAV realiza consultas fiscais para identificar pendências, possíveis restituições ou multas. Também emitem declarações de anos anteriores e o DARF, caso existam débitos. Para alguns serviços, é necessário ter uma conta Gov.br, mas a Casa de Direitos realiza o cadastro e ajusta o nível de segurança de forma a possibilitar o acesso a todas as funcionalidades necessárias.
A expectativa é que mais de 380 mil declarações sejam feitas em Alagoas neste ano. Declarar o IR antecipadamente evita problemas de última hora, facilita correções e aumenta a chance de receber a restituição mais cedo.