De acordo com Aarão José e Maria Costa, da Ascom Polícia Científica de Alagoas, o período de festas costuma registrar um aumento significativo de ocorrências de extravio, danos, roubo e furto de carteiras de identidade. Diante desse cenário, a utilização da versão digital se apresenta como uma alternativa mais segura e eficiente para a identificação dos foliões.
Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, destacou a importância de baixar os aplicativos disponíveis, ressaltando que a versão digital tem a mesma validade do documento físico em todo o território nacional. Além disso, ele ressaltou que a utilização do aplicativo digital evita danos ao documento físico, como rasuras e extravios, que podem comprometer a identificação durante as festividades.
O perito-geral da Polícia Científica de Alagoas, Manoel Melo, informou que existem dois aplicativos que podem ser utilizados para visualização do formato digital da identidade, podendo ser baixados gratuitamente por quase 1 milhão de pessoas. São eles: o RG Digital AL, disponível para carteiras emitidas de agosto de 2019 até fevereiro de 2023, e o Gov.BR, destinado ao novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O aplicativo do governo federal, Gov.BR, está disponível apenas para o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, e aqueles que adquiriram a CIN a partir de março de 2023 podem baixar o aplicativo e acessar a versão digital. Já o aplicativo RG Digital AL é estadual, destinado às carteiras emitidas de agosto de 2019 até fevereiro de 2023, e pode ser acessado após a realização de cadastro usando e-mail e senha, além da biometria facial por meio de uma foto e a leitura do QR Code que fica no verso da carteira de identidade.
Diante deste contexto, a utilização da carteira de identidade digital se apresenta como uma alternativa segura e eficiente para os foliões que vão curtir as festividades de pré-carnaval e carnaval em Alagoas, garantindo maior tranquilidade e agilidade na identificação durante as comemorações.





