ALAGOAS – Capacitação sobre acolhimento de pessoas em situação de rua é realizada no Hospital Regional da Mata



No Hospital Regional da Mata, localizado na cidade de União dos Palmares, a equipe multiprofissional passou por uma capacitação nesta terça-feira (19) para aprender sobre o acolhimento de pessoas em situação de rua. A ação faz parte do cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que busca qualificar profissionais de saúde para fornecer assistência adequada a essa população vulnerável.

A capacitação tem como objetivo assegurar que pessoas em situação de rua recebam uma assistência qualificada nas unidades de saúde do Estado. A equipe multidisciplinar do Hospital Regional da Mata foi contemplada nessa etapa. O intuito é estender essa capacitação para toda a equipe multiprofissional que atua na assistência da Rede Hospitalar Estadual, visando a um atendimento mais humanizado e adequado às necessidades dessa população.

O secretário estadual de saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o SUS garante atendimento universal a todos os brasileiros, e os profissionais da Sesau estão comprometidos em assegurar esse direito constitucional, especialmente para os que se encontram em situação de rua. Ele ressaltou a importância do cuidado e acolhimento das unidades de saúde frente a essa população, enfatizando que isso é essencial para a garantia dos direitos básicos.

Segundo o gestor, com o acolhimento adequado e entendendo as necessidades específicas das pessoas em situação de rua, é possível criar um cenário de efetiva mudança e superação na vida desses indivíduos. Ele afirmou que a Sesau espera fazer sua parte nessa questão complexa, que além da garantia dos direitos, é também humanitária.

A capacitação no Hospital Regional da Mata faz parte de uma programação mais ampla, que continuará nos próximos dias em outras unidades de saúde do estado. Nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), será a vez do Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, em Maceió, receber a capacitação. Já no dia 25, os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro serão capacitados. Os dias 26 e 27 serão destinados ao Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, em Maceió. No dia 28, a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá seus servidores capacitados. A iniciativa ainda terá continuidade em outras unidades de saúde nos dias seguintes.

Através dessas capacitações, a Sesau busca garantir que todos os profissionais de saúde estejam preparados para fornecer um atendimento humanizado e qualificado às pessoas em situação de rua, assegurando assim seus direitos básicos e promovendo a melhoria de suas condições de vida. A iniciativa demonstra o compromisso do estado de Alagoas em cuidar da saúde e bem-estar de todos os seus cidadãos, independente de sua situação social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo