Por volta das 21h30, equipes da Copes montaram um ponto de bloqueio na rodovia e começaram a inspeção de veículos. Utilizando um cão farejador, os policiais revistaram um ônibus procedente de Andradas, Minas Gerais, com destino ao povoado Areias, em Santana do Ipanema. Durante a verificação das bagagens no maleiro, o cão sinalizou uma caixa de som, onde foram encontrados três metralhadoras artesanais calibre .40, bem como três munições do mesmo calibre. Além disso, estavam ocultos na caixa 994g de maconha, 986g de haxixe, seis carregadores, três silenciadores de armas e duas máquinas de prensa em aço, utilizadas para compactar drogas.
O motorista do ônibus foi imediatamente encaminhado à delegacia para prestar depoimentos, enquanto todo o material apreendido seguiu para a Polícia Civil, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Santana do Ipanema, para que fossem adotados os procedimentos legais pertinentes.
Os funcionários da empresa de transporte relataram que a bagagem havia sido transferida para o ônibus em decorrência de uma pane em outro veículo da frota, ocorrido em Barrocão, Minas Gerais. Identificar o proprietário do material ilícito, contudo, mostrou-se impossível no momento. A operação evidencia a importância da vigilância contínua e do uso de tecnologia e recursos especializados pelas forças de segurança para combater o tráfico e a circulação de armas ilegais na região.
