ALAGOAS – Campanha de Vacinação Contra Poliomielite encerra nesta sexta-feira (14): pais devem vacinar seus filhos antes do prazo final


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que teve início no dia 25 de maio, está prestes a ser encerrada nesta sexta-feira (14). Esta ação tem como objetivo imunizar crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade em todo o estado de Alagoas. Com a meta de alcançar 95% das 279.513 crianças nessa faixa etária, os postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos estão em pleno funcionamento para atender a demanda.

A vacina disponibilizada durante esta campanha é a VOP oral, e para receber a dose, as crianças devem ter tomado as três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP), conforme o esquema básico de vacinação. Até o momento, 9.454 crianças já foram vacinadas em Alagoas, o que representa uma cobertura vacinal de 5,02% do total de crianças que devem ser imunizadas.

Além disso, é importante ressaltar que as crianças menores de 1 ano de idade também devem comparecer aos postos de vacinação para avaliar sua situação vacinal e, se necessário, atualizar as doses em atraso com a vacina inativada VIP.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, fez um apelo aos pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar. Ele reforça a importância da imunização, ressaltando que a vacina contra a poliomielite é eficaz, protege as crianças e salva vidas. Pontes de Miranda destaca que, graças à vacinação, hoje em dia não se vê mais pessoas com sequelas decorrentes da paralisia infantil.

Portanto, é fundamental que os pais se conscientizem sobre a importância da vacinação e levem seus filhos aos postos de vacinação mais próximos de suas residências antes do encerramento da campanha nesta sexta-feira. A prevenção é a melhor forma de proteger as crianças contra doenças graves e garantir um futuro saudável para toda a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo