ALAGOAS – Campanha de Vacinação contra Poliomielite é Encerrada em Alagoas com 14.617 Crianças Imunizadas – Atenção Agora ao Calendário Nacional



Na última sexta-feira, dia 14 de junho de 2024, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi encerrada em Alagoas, após 21 dias de execução. O balanço divulgado pelo Programa Nacional de Imunização apontou que 14.617 crianças, na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, foram vacinadas, o que corresponde a 7,76% do público-alvo de 188.313 crianças.

A partir de agora, as crianças que não foram imunizadas durante a campanha seguirão o esquema do Calendário Nacional de Vacinação, conforme determinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Esse esquema inclui a aplicação de três doses do imunizante VIP Injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas por dois reforços administrados aos 15 meses e 4 anos de idade, utilizando o imunizante VOP Oral.

A assessora do PNI em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, destacou a importância da campanha para conter o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas classificou o Brasil como país com alto risco para a reintrodução do vírus.

Rafaela Siqueira ressaltou que a poliomielite é uma doença grave, capaz de causar paralisia e até levar à morte. As vacinas VIP Injetável e VOP Oral são eficazes na prevenção da doença, por isso é essencial que os pais fiquem atentos à Caderneta de Vacinação de seus filhos.

Desde 1990, o Brasil não registra casos de poliomielite em seu território, o que resultou na certificação de área livre de circulação da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde em 1994. A vacinação é a principal forma de prevenção e controle da poliomielite, garantindo a saúde e segurança das crianças.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo