O evento, que aconteceu no Hotel Jatiúca, contou com a presença confirmada dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe, Paraíba e Maranhão, além do anfitrião Alagoas. A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, marcou presença e participou ativamente das discussões.
Dentre os assuntos debatidos durante a reunião, destacam-se a proposta de uma linha de crédito no Plano Safra da Agricultura Familiar, a representação da CTAF no CONDRAF, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além das discussões sobre projetos de cisternas e o papel do Projeto Dom Helder Câmara nos territórios de atuação.
Como continuidade das discussões da CTAF, nos dias seguintes também foi realizado o Encontro Regional do Nordeste “Diálogos sobre o Projeto Dom Helder Câmara III”, com enfoque na implementação do projeto prevista para iniciar no 2º semestre de 2024 e se estender até 2030. Lideranças da sociedade civil da agricultura familiar do semiárido brasileiro estiveram presentes, juntamente com representantes do MDA, Embrapa e FIDA.
Com mais de vinte anos de atuação, o Projeto Dom Helder Câmara se destaca como referência em desenvolvimento rural sustentável para a agricultura familiar no semiárido brasileiro, atendendo milhares de famílias e contribuindo para o fortalecimento do setor. O encontro foi uma oportunidade para alinhar estratégias e trocar experiências visando o crescimento e a sustentabilidade da agricultura familiar na região.