ALAGOAS – Câmara Setorial do Leite Reativa Discussões Estratégicas na Expoalagoas, Impulsionando o Crescimento da Produção Leiteira em Alagoas

No dia 15 de maio de 2025, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados retomou suas atividades durante a Expoalagoas Genética, realizada no Parque da Pecuária, em Maceió. O evento marcou a participação de membros da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e representantes do setor leiteiro de Alagoas.

Nos últimos dez anos, Alagoas destacou-se como o estado nordestino com o maior crescimento na produção de leite, passando de 0,7 milhão para 1,8 milhão de litros por dia. Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontam que, em 2023, o estado atingiu um recorde histórico na produção, com 703,4 milhões de litros, representando um aumento de 18,1% em relação a 2022. Atualmente, Alagoas ocupa a quarta posição no ranking nordestino de produção leiteira.

Segundo Ugo Souza, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Alagoas avança não apenas na produção, mas também na atração de indústrias, como exemplificado pela construção da nova unidade da Natville em Batalha. Ele destacou a importância econômica da pecuária leiteira para o estado, reconhecida pelo governador Paulo Dantas.

A Câmara Setorial do Leite consolida-se como um fórum vital para a discussão e resolução de demandas do setor, integrando órgãos públicos, privados e a sociedade civil. Arthur Vasconcelos, presidente da Câmara e do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Alagoas (Sileal), comemorou a retomada dos encontros, ressaltando a organização no diálogo entre governo e instituições parceiras. O crescimento na produção e a entrada de novas indústrias aumentam a demanda por leite, em um ambiente favorável para o desenvolvimento.

Presente na reunião, também estiveram Domício Silva, da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), e André Ramalho, do Sindicato Rural da Bacia Leiteira (Sindileite), além de outros representantes de órgãos e entidades como o Sebrae, Sefaz, Sedics, e a Vigilância Sanitária, reforçando o compromisso colaborativo do setor. A missão da Câmara é identificar oportunidades de desenvolvimento e promover ações integradas para fortalecer a cadeia produtiva do leite.

Sair da versão mobile