A ação contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar e abordou o tema “A paz no trânsito começa por você”. Pela manhã, cerca de 100 crianças de seis a dez anos participaram de uma palestra ministrada pelos policiais militares, seguida por uma peça de teatro com fantoches e brincadeiras educativas na pista de lona. À tarde, foi a vez de outras 120 crianças, com idades entre seis e 14 anos, receberem a palestra e participarem das atividades propostas.
Durante o evento, também foram apresentados os óculos simuladores de embriaguez ao volante, dispositivo que simula os efeitos do álcool no organismo durante a condução de um veículo. A coordenadora do projeto, tenente Liliane Silva, destacou os impactos positivos das ações educativas, ressaltando a importância de conscientizar as crianças e, consequentemente, os pais sobre a segurança no trânsito.
O evento também contou com a presença de autoridades como o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão, o comandante e subcomandante do BPTran, major Cícero Navarro e major Antônio André, além de parceiros do projeto e representantes do Lar São Domingos. O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito, que busca reduzir o número de acidentes por meio da educação e da conscientização sobre comportamentos seguros nas vias públicas. Desde 2011, a campanha tem sido realizada em diversos países, com o amarelo sendo escolhido como símbolo de atenção e alerta nas sinalizações de trânsito.