As equipes atuaram em diversas frentes, destacando-se no resgate de cavalos e outros animais presos em açudes, além de prestar auxílio em um incidente de desabamento residencial provocado pela intempérie. A remoção de árvores caídas também fez parte do leque de operações conduzidas pelos 82 militares e cinco viaturas atualmente destacados na capital.
A ação coordenada do CBMAL sublinha a importância de um preparo constante para situações de emergência. A estruturação do operacional conta com 169 militares e 40 viaturas disponíveis em todo o estado, estando esses prontos para atuar em casos necessários. Além disso, mesmo os bombeiros que não estão de plantão permanecem de sobreaviso, prontos para entrar em ação caso o quadro meteorológico se agrave.
Em paralelo, há uma colaboração contínua com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que mantém o monitoramento das condições climáticas para mitigar riscos e impedir danos maiores. A previsão de chuvas persiste até a noite de quinta-feira, aumentando a vigilância e preparo das autoridades locais.
Para enfrentar períodos de intensas chuvas como este, o CBMAL reforça a importância de medidas preventivas. Os cidadãos são aconselhados a manter calhas e bueiros limpos para evitar entupimentos, não jogar lixo nas ruas e acompanhar os avisos meteorológicos, principalmente se residirem em áreas de risco. Em casos de emergência, o acionamento de socorro deve ser feito pelo número 193 para os Bombeiros ou 199 para a Defesa Civil.
A prevenção, combinada com a rápida e eficaz resposta dos bombeiros, é crucial para garantir a segurança de todos durante esses eventos extremos.