ALAGOAS – “Bolsa-Formação: Governo Federal disponibiliza 1.384 vagas em cursos à distância para profissionais da segurança em Alagoas”


No dia 25/10/2023, o Governo Federal disponibilizou 1.384 vagas em cursos à distância para profissionais da segurança em Alagoas, através do projeto Bolsa-Formação. As inscrições para os cursos começarão amanhã, dia 26, e seguirão até o dia 28 de outubro, e serão feitas pelo Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública.

O objetivo do Bolsa-Formação, que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é qualificar profissionalmente os integrantes das instituições estaduais das carreiras policiais, bombeiros, peritos criminais e guardas municipais. Os cursos oferecem bolsas no valor de R$ 900,00.

No total, serão oferecidas 1.384 vagas para profissionais atuantes em Alagoas, distribuídas em sete cursos à distância. A maioria das vagas é destinada para policiais militares, com 563 vagas, e guardas municipais, com 516 vagas. Haverá também cursos exclusivos para policiais penais. Todos os cursos terão duração máxima de um mês.

Os interessados deverão realizar as inscrições através do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp), acessando a página e efetuando o login. Em seguida, os candidatos deverão preencher os dados solicitados, enviar os documentos exigidos para seleção e ordenar os cursos de sua preferência. O prazo para as inscrições vai até o dia 28/10.

Além das capacitações à distância, o projeto também oferece 454 vagas em cursos presenciais, que ocorrerão em cidades como Brasília e São Paulo. Para essas vagas, é necessário que o candidato tenha sido indicado pelo ente federado. No total, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país.

Os cursos à distância oferecidos em Alagoas têm como temas: Força Penal Nacional, Introdução à Justiça Restaurativa, Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil, Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas, O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito, Os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal, e Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública.

Para conferir todas as informações e regras, os interessados podem acessar o edital disponível no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As vagas são uma ótima oportunidade para os profissionais da segurança em Alagoas se qualificarem e se atualizarem em suas áreas de atuação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo