ALAGOAS – “Biblioteca inaugurada em presídio homenageia desembargador José Fernando Lima Souza e promove educação dentro do sistema prisional”

No dia 25/09/2023, foi inaugurada a biblioteca desembargador José Fernando Lima Souza no Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSSM). Essa nova iniciativa tem como objetivo fortalecer a educação dentro do sistema prisional alagoano. A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao pai do atual presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho.

O secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, destacou a importância desse momento, afirmando que o estado de Alagoas deixou para trás as más notícias relacionadas ao sistema prisional. Teixeira ressaltou que o sistema prisional está sob controle, com uma situação de superlotação que foi amenizada pelos investimentos governamentais. Esses investimentos têm proporcionado a implementação de políticas públicas de fortalecimento da educação e do trabalho nas prisões.

A biblioteca contará inicialmente com mais de 5,5 mil exemplares de livros, parte de uma doação feita durante a campanha Livros que Libertam, que conseguiu arrecadar mais de 22 mil livros. Esses livros serão utilizados para reforçar as ações de educação implementadas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, expressou sua satisfação com a iniciativa, afirmando que o governo agora se preocupa em melhorar a condição dos presos, pois eles eventualmente serão libertados. Ele ressaltou a importância de garantir que eles saiam do sistema prisional com uma formação melhor do que quando entraram, para que não precisem voltar.

O juiz Alexandre Machado destacou o sucesso da campanha Livros que Libertam, que arrecadou 23 mil livros, superando a meta inicial de 5 mil exemplares. Ele ressaltou que esse é o maior projeto do país, alcançando mais de 3 mil reeducandos dos mais de 4,6 mil que estão em regime fechado.

O desembargador José Fernando Lima Souza, conhecido como Fernando Tourinho, faleceu aos 76 anos em 2014. Natural de Major Isidoro, ele atuou por 18 anos como desembargador do Tribunal de Justiça, chegando a presidir a instituição entre 2001 e 2002. Além disso, foi professor da Universidade Federal de Alagoas.

A criação da biblioteca desembargador José Fernando Lima Souza representa um importante avanço na promoção da educação dentro do sistema prisional de Alagoas. Através dessa iniciativa, ações de ressocialização e inclusão social são fortalecidas, visando proporcionar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para os indivíduos em situação de detenção.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo