ALAGOAS – Batalhões da PM expandem serviços educativos em escolas do interior de Alagoas através do Proerd, aumentando a segurança nas comunidades.



Na manhã de hoje, dia 08 de julho de 2024, os batalhões da Polícia Militar do estado de Alagoas receberam núcleos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e expandiram seus serviços para as escolas do interior. Essa medida tem como principal objetivo democratizar os procedimentos junto aos militares das unidades operacionais e aumentar a quantidade de escolas assistidas.

O Proerd é uma iniciativa educativa e preventiva que tem mudado a realidade de crianças e jovens em Alagoas há 22 anos. A coordenação do programa, feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Militar, está projetando os próximos passos, incluindo a ampliação de suas ações educativas. Uma das novidades é a inclusão de alunos do ensino médio, seus pais e responsáveis nas diretrizes do programa.

A expansão do Proerd para o interior de Alagoas envolve a criação de núcleos de atuação em diversas cidades do estado. Os militares habilitados como instrutores do programa passaram por capacitação em unidades operacionais de municípios do interior, como foi o caso do subtenente Wellington Serafim, com mais de 33 anos de serviços prestados à Polícia Militar.

Durante as instruções do Proerd, Wellington pôde vivenciar a importância das aulas na mudança de comportamentos nocivos dos jovens. Um dos momentos marcantes foi quando um aluno falou sobre o uso excessivo do celular, o que fez o subtenente refletir e começar um trabalho preventivo em casa com suas filhas. O resultado foi surpreendente e emocionante, com as crianças demonstrando que estavam absorvendo as lições ministradas.

Além disso, o Proerd realizou a 30ª edição do Curso de Formação de Instrutores, em Tamandaré (PE), com a participação de militares de diversos batalhões, visando um melhor dinamismo na atuação do programa. A coordenação do Proerd já planeja mais cursos de formação para os próximos meses, envolvendo militares de outras unidades operacionais da PM-AL.

Com essa expansão, o Proerd pretende atingir um número maior de escolas e crianças, democratizando o acesso ao conhecimento e promovendo a prevenção ao uso de drogas e violência. O diálogo com novos públicos, como alunos do Ensino Médio e pais, está sendo cada vez mais fortalecido, visando formar jovens conscientes e preparados para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência é uma iniciativa consolidada em Alagoas desde 2002, com o intuito de oferecer atividades educacionais em sala de aula para evitar e reduzir o uso de drogas e violência entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Com quase 500 mil alunos alcançados desde sua implementação, o Proerd continua sendo um importante aliado na formação de uma sociedade mais consciente e saudável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo