A escolha dos alunos contemplados esteve a cargo da gestão escolar, que levou em consideração os bons resultados alcançados por eles ao longo do ano letivo. Estes fazem parte do Núcleo de Articulação Comunitária Escolar, um grupo que incentiva o engajamento estudantil em atividades extracurriculares e cidadania. Segundo o tenente Torres, um dos oficiais responsáveis pela coordenação da atividade, essa ação é um exemplo claro do papel social da Polícia Militar. “Este tipo de evento ajuda a estreitar os laços entre as instituições e a comunidade escolar, destacando o compromisso da PM em estar presente não apenas com medidas de segurança, mas também em ações sociais que beneficiem a sociedade”, afirmou o tenente.
A parceria entre o Batalhão Escolar e a rede de restaurantes é vista como um importante exemplo de como a colaboração entre o setor público e privado pode resultar em impactos positivos na vida de crianças e jovens. João Branco, proprietário da rede de restaurantes envolvida na iniciativa, ressaltou a importância de tal cooperação. “Promover a formação social e cidadã de nossos jovens é uma responsabilidade de todos. A união de esforços entre empresas e instituições públicas amplia nosso alcance e impacto, proporcionando oportunidades que muitas vezes não seriam possíveis individualmente”, destacou Branco.
Com esse evento, encerra-se um ciclo de atividades promovidas pelo Batalhão Escolar ao longo do mês de novembro, que visou não apenas a segurança, mas também a promoção de valores sociais e educacionais dentro das escolas estaduais. A iniciativa reforça a ideia de que a educação é um esforço conjunto, envolvendo a participação ativa de diversas frentes em prol do desenvolvimento integral dos estudantes.