Podem participar do evento alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das três séries do Ensino Médio e participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser realizadas por professores credenciados das instituições de ensino.
Em Alagoas, a coordenação da OBFEP é realizada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As provas para a primeira fase estão agendadas para 12 de agosto, e a segunda fase ocorrerá no dia 22 de novembro.
Na edição de 2024, Alagoas conquistou 71 medalhas, sendo 15 de ouro, 25 de prata e 31 de bronze. Destas, 42 foram obtidas por alunos da rede estadual, representando 59% do total de medalhistas. A cerimônia de premiação para os vencedores ocorreu no dia 13 de maio no auditório da Reitoria da Ufal.
A expectativa para 2025 é manter ou superar esse desempenho, destacando ainda mais o talento dos estudantes alagoanos e reforçando a importância do ensino de Física na rede pública de educação.