ALAGOAS – Avanços na Educação de Alagoas: metas do plano nacional são superadas em uma década.

A Educação em Alagoas alcançou avanços significativos nos últimos 10 anos, batendo metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Dados do Painel de Monitoramento do PNE mostram que o estado melhorou em áreas como ensino integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação infantil.

Na meta 1, que trata da universalização da educação infantil, o acesso de crianças de 4 a 5 anos à pré-escola cresceu 8,4 pontos percentuais. Já em relação às crianças com até três anos de idade, o atendimento em creches também aumentou ao longo dos anos.

No ensino fundamental e médio, Alagoas apresentou avanços nas metas 2 e 3, que buscam a universalização desses níveis de ensino. O percentual da população de 6 a 14 anos que frequenta ou concluiu o ensino fundamental aumentou, assim como a taxa de alagoanos com pelo menos o ensino fundamental completo.

No que se refere ao ensino médio, o acesso da população de 15 a 17 anos aumentou em Alagoas, assim como o percentual de pessoas nessa faixa etária que já terminaram o ensino médio.

Um dos destaques do estado foi na oferta de ensino integral na rede pública, quase alcançando a meta estabelecida. Alagoas também superou a meta de oferta da EJA integrada à educação profissional, demonstrando um avanço significativo neste setor.

Além disso, houve redução no índice de analfabetismo, tanto no grupo de adultos como nos analfabetos funcionais. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, atribui esses avanços a iniciativas do governo, como o programa Escola 10 e o investimento em infraestrutura escolar. A expectativa é de que novas escolas sejam construídas nos próximos dois anos, proporcionando ainda mais oportunidades educacionais para a população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo