A iniciativa visa atender as mulheres alagoanas, oferecendo orientações sobre o uso de métodos contraceptivos, como o Dispositivo Intrauterino (DIU). Para agendar uma consulta, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de residência e o agendamento será feito através do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg/AL).
O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, enfatizou a importância de políticas públicas direcionadas ao planejamento reprodutivo. Ele ressaltou que a ampliação do funcionamento do Ambulatório representa um avanço na oferta de serviços de saúde voltados para as mulheres, visando a prevenção da gravidez não planejada.
No Ambulatório, as mulheres podem contar com o suporte de ginecologistas e receber orientações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como o DIU. A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou o comprometimento do Governo de Alagoas em promover iniciativas de planejamento familiar, visando garantir mais qualidade de vida para todos os envolvidos.
Com essa importante ampliação no atendimento do Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, a expectativa é de que mais mulheres tenham acesso a informações e serviços essenciais para o planejamento de suas famílias e a prevenção de gestações indesejadas.