As unidades de coleta de sangue no bairro Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Já o posto da Via Expressa, ao lado do Hospital do Coração Alagoano prof. Adib Jatene, atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
É importante destacar que os candidatos à doação voluntária de sangue devem ter no mínimo 16 anos de idade e pesar igual ou superior a 50 quilos, além de apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, é exigido pelo Ministério da Saúde que o candidato esteja utilizando máscara e não esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, devendo aguardar 10 dias após o fim dos sintomas.
Para os candidatos que tenham realizado procedimentos como colocação de piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. Já aqueles que contraíram doenças específicas após os 11 anos, como doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, são permanentemente impedidos de se candidatar à doação.
Mulheres grávidas ou amamentando também são impedidas de doar sangue, assim como é necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Para os homens, o intervalo é de apenas dois meses para poder doar sangue, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde.
É importante lembrar a importância da doação de sangue para salvar vidas e contribuir para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Então, se você preenche os requisitos para doação, não deixe de comparecer a uma unidade de coleta e fazer a sua parte. Afinal, doar sangue é um ato de amor ao próximo.






