ALAGOAS – Assistência Obstétrica Garantida em Alagoas para Gestantes da Capital e Região Metropolitana de Maceió



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu nesta quarta-feira (13) que a assistência às gestantes da capital alagoana e dos municípios que integram a Região Metropolitana de Maceió está assegurada pela Rede Estadual de Saúde. A medida visa garantir um atendimento adequado e de qualidade para as gestantes, garantindo segurança e tranquilidade durante o período pré-natal e o parto.

O Hospital da Mulher (HM), situado no bairro Poço, em Maceió, dobrou a capacidade de atendimento para gestantes de baixo risco, com a ampliação da equipe de obstetrícia. Além do HM, a Rede Assistencial de Obstetrícia conta com as Maternidades Nossa Senhora da Guia e do Hospital Veredas, destinadas às gestantes de baixo risco. Já as gestantes de alto risco são atendidas no Hospital Universitário (HU) e na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), conforme a vinculação realizada durante o pré-natal.

O diretor médico do HM, médico João Medeiros, afirmou que a maternidade da unidade está preparada para suprir a alta demanda com o fechamento da Maternidade Santo Antônio. Ele assegurou que todas as parturientes podem se tranquilizar, pois a unidade acolherá todas as gestantes, garantindo um atendimento de excelência e segurança.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. Além disso, o HM oferece assistência médica ao aborto e gestações ectópicas, podendo acontecer nas trompas, ovário, colo do útero, cavidade abdominal ou cérvix.

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) também está preparada para receber as pacientes encaminhadas de outras unidades de saúde, como a Maternidade Santo Antônio. Com uma equipe de mais de 1.200 profissionais, a MESM é referência no atendimento de alta complexidade para gestantes de alto risco, garantindo um atendimento completo e seguro para as mães e recém-nascidos.

Com todas essas medidas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça o compromisso com a saúde das gestantes da capital alagoana e da Região Metropolitana de Maceió, assegurando o acesso a uma assistência obstétrica de qualidade e garantindo um atendimento especializado durante a gestação e o parto. Essa iniciativa visa proporcionar segurança e bem-estar para as gestantes e seus bebês, garantindo um acompanhamento completo e seguro durante toda a gestação e o período pós-parto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo