ALAGOAS – Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste intensifica ações de prevenção à violência durante o carnaval.

No dia 08 de fevereiro de 2024, a equipe multiprofissional da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, intensificou as atividades de prevenção à violência, especialmente durante o período festivo do carnaval.

Com a proximidade da maior festa popular do país, a equipe tem se dedicado a orientar sobre como prevenir situações de violência, conscientizando tanto os familiares dos pacientes do hospital quanto os próprios servidores. A coordenadora da Área Lilás, Yanna Albuquerque, destacou a importância de alertar para os excessos que podem ocorrer durante o Carnaval, resultando em situações de violência, principalmente o assédio.

Albuquerque ressaltou que muitas pessoas confundem o Carnaval como um passe livre, esquecendo-se do respeito necessário para uma boa convivência. Ela reforçou a campanha “Não é Não” e incentivou a denúncia de casos de violência, seja pelo telefone 180 ou pelo número de emergência 190.

A equipe também alertou sobre a importância de denunciar casos de assédio, enfatizando a necessidade de acolher e apoiar as vítimas de violência, oferecendo todos os serviços hospitalares necessários, incluindo profilaxia em casos de violência sexual. A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou a importância do cuidado e atenção para realizar um trabalho delicado que exige sensibilidade, acolhendo, realizando os exames necessários e incentivando as vítimas a fazer a denúncia.

Durante o período de carnaval, a Área Lilás funcionará 24 horas, oferecendo todos os atendimentos necessários para acolher as vítimas de violência que possam necessitar de apoio. Nas últimas semanas, a equipe da Área Lilás tem promovido diversas ações de orientação sobre violência, intensificando a conscientização sobre prevenção e denúncia de casos de violência.

A equipe também tem procurado combater o silenciamento, uma prática que contribui e incentiva a perpetuação de casos de abusos naturalizados pela sociedade cotidianamente. A Área Lilás reforçou seu compromisso em realizar um trabalho que requer sensibilidade para acolher as vítimas, realizar os procedimentos necessários e acionar a rede de proteção. A ação educativa realizada nos corredores e alas do hospital demonstra o comprometimento da equipe em intensificar as ações de prevenção à violência durante o carnaval.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo