ALAGOAS – Arapiraca sediará a terceira edição do Congresso Alagoano de Artesãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura



No dia 15 de setembro, a cidade de Arapiraca, em Alagoas, sediará a terceira edição do Congresso Alagoano de Artesãos. O evento é uma realização da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O congresso tem como objetivo debater a atual conjuntura da profissão dos artesãos e conta com uma programação diversificada, que inclui palestras sobre os interesses e direitos dos artesãos, apresentações culturais e debates. O evento acontecerá no Auditório do Sest Senat, localizado no bairro Bom Sucesso, e terá duração das 8h às 17h.

Durante o congresso, os participantes irão produzir uma documentação em prol da classe, que será apresentada no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros. A expectativa é de que entre 150 e 250 artesãos e artesãs de diversas cidades alagoanas estejam presentes, além de 50 convidados e autoridades de autarquias municipais, estaduais e federais.

Para o presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas, Sérgio Santos, o congresso tem como missão ressignificar o entendimento sobre o Terceiro Setor e sua importância dentro da cadeia socioeconômica para o estado. Santos destacou a importância de valorizar a voz e a vez dos artesãos, sejam eles griôs ou com formação acadêmica, enfatizando o papel desses profissionais que transformam matérias brutas em lindas peças artesanais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, elogiou a iniciativa da Federação em promover o evento e ressaltou o apoio do governo de Alagoas para projetos e debates que impulsionem o setor cultural e artístico da região.

As inscrições para o Congresso Alagoano de Artesãos são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico disponibilizado. No dia do evento, os participantes precisam apresentar a Carteira Nacional de Artesão ou o RG.

A programação completa do congresso, que conta com diversas atividades ao longo do dia, pode ser conferida nas imagens divulgadas. O evento promete ser uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre os artesãos locais, além de fortalecer o setor artesanal de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo