ALAGOAS – Arapiraca Reduz Crimes com Novos Equipamentos de Vigilância e Reforço no Efetivo de Segurança Pública

Nos últimos anos, a segurança pública em Arapiraca, Alagoas, passou por mudanças significativas, transformando-se em um verdadeiro marco de modernização e eficiência. Sob a liderança do Governo de Alagoas e em estreita colaboração com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o município recebeu uma série de investimentos que visam à redução de criminalidade e à proteção da população.

Um dos pilares dessa transformação é a instalação de um abrangente sistema de videomonitoramento. Câmeras estão sendo estrategicamente posicionadas em locais de grande circulação, pontos turísticos e entradas da cidade. Dotado de tecnologia de ponta, o sistema inclui reconhecimento facial e OCR (Optical Character Recognition), para leitura de placas de veículos, além de totens de videomonitoramento que dispõem de botões de pânico, aumentando assim a agilidade e a eficácia da resposta das forças de segurança.

A reestruturação física da cidade também foi priorizada para dar suporte a essas mudanças. Um exemplo é a modernização do Aeródromo de Arapiraca, que, com um investimento de R$ 4,7 milhões, possibilitou operações mais rápidas e eficazes do Comando de Aviação do Estado (Comave), especialmente para o socorro aeromédico em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A cidade também comemora a modernização da Academia de Bombeiro Militar, que agora abriga o primeiro Curso de Formação de Oficiais em instalações bem equipadas. Com um investimento de R$ 300 mil, a academia representa um avanço significativo para a formação e aperfeiçoamento dos militares, retirando a necessidade de deslocamento para outros estados.

Outras ações de infraestrutura incluem a expansão da Polícia Científica e melhorias na Central de Polícia Civil. O Instituto de Criminalística do Sertão e o Instituto Médico Legal foram ampliados, possibilitando maior eficácia no atendimento a vítimas de violência sexual. A revitalização do pátio da Polícia Civil transformou um problema de saúde pública em um ambiente agradável, após a remoção de veículos apreendidos.

A melhoria dos recursos humanos é outro destaque em Arapiraca. Concursos realizados nos últimos anos incorporaram mais de mil policiais militares, 300 civis, 120 peritos e 140 bombeiros militares ao efetivo da região. Além disso, cursos de formação estão em andamento, preparando novos oficiais e delegados para o serviço ativo.

A utilização otimizada de recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) resultou na aquisição de equipamentos modernos, como viaturas blindadas, drones, pistolas Glock e trajes especiais para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/PM). Segundo o secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva, tais investimentos são cruciais para garantir um serviço de qualidade à população, reforçando a segurança e a confiança no poder público. A cidade ainda implementou o Plano de Defesa, reforçando sua preparação e segurança através de um treinamento robusto e inovador, reconhecido nacionalmente.

Essas iniciativas já refletem em resultados tangíveis: em setembro, a cidade registrou uma queda de 33% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação ao ano anterior. Além disso, nenhum caso de feminicídio foi registrado no segundo semestre, destacando o impacto positivo desses investimentos na proteção da população de Arapiraca. Em linhas gerais, todos esses esforços colocam a cidade como um exemplo a ser seguido em termos de segurança pública, consolidando sua posição como a segunda maior cidade e centro geográfico do estado.

Sair da versão mobile