ALAGOAS – “Arapiraca e Porto Calvo recebem equipes do Hemoal para coletas de sangue nesta terça-feira, visando estabilizar o estoque do órgão”

No último dia 23/10/2023, equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estiveram presentes nas cidades de Arapiraca e Porto Calvo para realizarem coletas externas de sangue. Essas ações itinerantes têm como objetivo contribuir para a estabilização do estoque de sangue do Hemoal, garantindo a demanda de transfusões nos hospitais e maternidades da região.

Em Arapiraca, as coletas foram realizadas na Praça Marques da Silva, enquanto em Porto Calvo aconteceram no Hospital Regional do Norte (HRN). As equipes ficaram disponíveis das 8h às 16h, atendendo os voluntários que estavam dispostos a doar sangue.

De acordo com a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, para doar sangue é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Pessoas que sofrem de doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem fazer doações permanentemente. Além disso, voluntários que fizeram piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem esperar um período de 12 meses antes de poderem doar sangue.

Outros requisitos para ser um doador de sangue são: ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e, no caso dos menores de 18 anos, estar acompanhado pelos pais ou responsável legal. Ainda segundo o Ministério da Saúde, pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas também estão impedidas de doar sangue.

A coleta externa de sangue é uma estratégia importante para garantir o abastecimento dos estoques do Hemoal, já que as maternidades e hospitais da capital e do interior dependem dessa doação diariamente. É fundamental que a população esteja consciente da importância de doar sangue e seguir os critérios estabelecidos para que a saúde de todos seja preservada.

Dessa forma, as equipes do Hemoal continuam realizando ações de coleta de sangue em diferentes cidades de Alagoas, garantindo o estoque necessário para atender às demandas transfusionais e ajudando a salvar vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo